Acordamos aproximadamente as 23:30 e ficamos deitados esperando o horário de levantar as 00:00 saímos de nossos saco de dormir e começamos a nos equipar e agasalhar pois a madrugada prometia um frio intenso, tomamos um chá quente com bolachas e pão e as 01:00 começamos nossa caminhada rumo ao glaciar, o problema era que tudo estava coberto de neve o que torna a caminhada bem mais perigosa. Essa quantidade de neve não e nada comum essa época do ano, na verdade não era nem para estar nevando.
Após 1:15 de caminhada chegamos a base do glaciar e começamos a nos equipar para começarmos a subida pela neve. Ai o problema começou, a neve estava muito solta e a rota havia desaparecido, os guias foram abrindo caminho pela neve fofa, cada passo exigia um esforço muito grande, fomos eu e o Ricardo junto com o Alex e o Benjamin com o Sebastian em outra corda.
Cada passo a perna afundava ate acima da canela e em alguns lugares ate o joelho, cada passo um esforço tremendo, caminhamos cerda de 1 hora ate um local onde o guia afundou ate a cintura na neve, comecei cogitar desistir pois sentia que o corpo estava exausto e a neve fofa acabava com minhas energias, andava 10 passos e parava para respirar. O Ricardo e o Benjamin aprarentavam estar bem.
Continuamos subindo pois queríamos pelo menos chegar no cume do Tarija, quando chegamos a um 50 mt do cume eu estava acabado e decidi voltar, o vento era intenso e a temperatura beirava os -20º segundo os guias e o vento em torno de 100 km/h, faltava somente um ultimo parede mas sabia que ainda tinha a volta e não quis ariscar.
Ao tirar a maquina para bater foto começava a congelar
O frio era tão grande que as garrafas de agua e gatorade que estavam na mochila congelaram, as maquinas enchiam de gelo ao tirar para fotografar então começamos a descer. Quando olhamos para trás o benjamim o o outro guia subiam para o cume do Tarija, o Benjamin tinha feito uma subida mais tranquila pois como vinha por ultimo pegava um caminho mais pisado e pode economizar energia. Eu não iria mas o Ricardo teria ido, mas quando vimos já era tarde e já havíamos nos distanciado e não dava mais.
Benjamin no Cume do Tarija 5350
Começamos a descida devagar pois o clima estava muito duro, vento forte que trazia a neve e doía quando batia no rosto. Cruzamos mais 3 grupos que estavam subindo um deles tentaria o mesmo que nos iríamos tentar mas pelo que soubemos depois não conseguiram pois o vento era muito grande o que impossibilitava a chegada no Pequeno Alpamayo.
Quando estávamos quase chegando no fim da descida o Benjamim e o Sebastian nos alcançaram e o Benjamim falou que o vento no cume era tanto que não tinha condições de ir adiante mesmo e que ele teve que ficar de joelho de tanto vento que batia.
Chegamos na base do glaciar tiramos os equipamentos e começamos a descida, eram 8:00 da manhã tínhamos feito 7 horas de atividades direta e ainda faltava uma caminhada de mais 1 hora até o refugio, a exaustão era grande e a dor de cabeça também atrapalhava, mais ainda deu tempo de tirar uma foto com os bichinhos das crianças que eu tinha levado.
Começamos a caminhada de volta todos exaustos inclusive os guias que tiveram que abrir caminho na neve, eles falaram que as condições foram extremamente duras, após mais 1 hora estávamos de volta completando 8 horas de atividade direta e com condições extremas. Para vocês terem uma ideia o que enfrentamos imagine caminhar em uma duna de areia com areia até o tornozelo com uma bota de 4kg em cada pé, e ainda adicione um frio de -20º. Foi mais o menos isso que fizemos.
Ao chegarmos no abrigo eu e o Ricardo que estávamos com dor de cabeça tonamos um remédio e deitamos onde ficamos uma hora, o Benjamin ficou por lá de bobeira. Após esse tempo tinha recuperado as forças e a cabeça estava ótima, as 10:30 os guias nos trouxeram uma sopa que nos refez completamente, como só teríamos que começar a caminhada de volta lá pelas 12:30 tiramos esse tempo para bater as ultimas fotos da neve e do lugar lindo.
Começamos o retorno as 12:30 e após 1 hora já estávamos no local onde a Van nos esperava, tivermos que esperar uns 30 minutos para que as mulas descessem com nossas bagagens para retornarmos a La Paz.
Todos nos com nosso corpos cansados mas com a mente renovada e felizes, loucos por um bom banho quente pois 3 dias sem banho não é pra nos brasileiros e sim para os europeus.
Chegamos em La Paz por volta das 16:30 hora local lembrando que a diferença de fuso entre Brasil e Bolívia é de -1 hora.
Deu tempo de tomar um banho e ainda ver o finalzinho do jogo do Brasil narrado em espanhol.
Amanhã é dia de descanso para que na Sexta possamos estar bem para tentar o Huyana Potossi 6088mt.
As 19:30 já estávamos todos dormindo pois estávamos acordados desde as 23:45 ficado acordados num total de 19 horas acordados e com atividade intensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário