22 de jun. de 2013

Bolívia - 3º Dia

3º  Dia
Após uma noite se sono relativamente boa mesmo devido as pessoas terem falado que a segunda noite seria a pior. Acordamos as 7:00 pois tínhamos nosso passeio marcado para sair as 8:00 o que nos daria tempo de arrumar as coisas e tomar o café bem tranquilos. Só não sabíamos que o dia seria de muitas surpresas.
Descemos as 7:30 e já havíamos deixado as mochilas arrumadas para nosso passeio, o café era o mesmo do dia anterior, mamão, torradas com geleia suco e leite. Terminamos por volta das 7:50 e subimos para escovar os dentes e pegar as mochilas.
Saímos do hotel e já deparamos com uma Van relativamente nova para os padrões da Bolívia, essa era mesmo a Van que nos levaria para nossos destinos Chalcataya e vale da Lua.(que maravilha!)


O motorista nos informou que nosso grupo seria formado por 5 pessoas o que era muito bom assim íamos sentados mais tranquilamente, aguardamos cerca de uns 5 minutos até a chegada no nosso guia Javier. Andamos uns 20 metros e paramos para pegar os outros passageiros, um casal que vinha de Cochabamba, ele já havia feito o Chancataya 3 vezes mas ela era a primeira vez.

O nosso guia informou que pararíamos em algum lugar para podermos comprar agua e algum alimento já que lá não haveria nada, também informou que a viagem até lá demoraria cerca de 1:50.
Começamos nossa viagem saindo da parte baixa e indo até a parte alta de La Paz, Javier nos contou como é a divisão de La Paz, a parte baixa da cidade é onde vivem as pessoas de maior poder econômico pois como e mais protegido do frio é mais valorizado e a parte alta é onde vivem as pessoas mais pobres, a diferença da parte baixa para a parte alta de de 500m de altitude e a temperatura varia em torno de 8º mais frio na parte alta por isso a diferença de valores.
Subimos até a parte alta e lá o comercio é feito todo na rua, nada de lojas ou mercados, tudo na rua mesmo.
Após uns 20 minutos da saída paramos em uma pequena banca na beira da estrada onde pudemos comprar agua para levar pois comida estávamos levando uns chocolates comprados no dia anterior. De lá tivemos nossa primeira visão do Huyana Potossi a esquerda e Chalcataya a direita.

Após esse trecho que era de asfalto começa o martírio pela estrada de pó uma estrada muito esburacada e a van parecia um jegue de tanto que balançava, cada trecho que passava o visual era mais lindo e nós loucos para pararmos e batermos umas fotos, até que num lugar digno de cartão postal o motorista parou para que pudéssemos tiras as fotos, essas são algumas das que tiramos



A partir desse trecho a estrada só piorou contornando a montanha onde de um lado era parede e do outro um precipício.


A cada metro que passava a estrada ia ficando mais ingrime ai aconteceu o que ninguém esperava a Van começou a patinar por causa de gelo na estrada, a neve derreteu e formou uma camada de gelo liso e a Van não poderia subir mais, a partir daquele trecho somente a pé. E agora o que seria de nós ? Segundo dia em La Paz sem aclimatação adequada tendo de caminhar uns 4 km morro acima em uma altitude de mais de 4.500m

Bom não querendo desistir topamos o desafio e nos preparamos para a subida. A vontade de pisar na neve era tanta que eu ao descer da Van e pisar na neve e dar uma caminhada não me dei conta da camada de gelo e no mesmo momento que pisei cai de bunda no gelo, risada geral até dos nosso amigos bolivianos.
Passada as risadas partimos para nosso objetivo uma estação de esqui desativada por causa do degelo e que fica a 5.300 m de altitude de que era a estação de esqui mais alta do mundo.
 

Começamos estão nossa caminhada e logo fomos ultrapassado com muita facilidade por um grupo de Bolivianos que estavam no ônibus das fotos anteriores, até por uma menina que não devia ter mais que 7 anos.

A partir dai começamos a entender o que é a altitude, cada passo tem que ser dado com todo cuidado e tentando economizar o máximo de energia, o lema da subida em altitude é devagar e sempre, pois se tentar acelerar o passo o pulmão pena.
Como era nossa primeira vez na neve tivemos que aproveitar o momento para matar a vontade e fazer coisas toscas e também homenagear as esposas que nos deram o alvará para podermos viajar




Após 1 hora de caminhada chegamos em um mirante com uma vista espetacular !!! De tirar o fôlego que restava...

Ricardo e nosso guia Javier
  Huyana Potossi ao fundo, nosso objetivo para daqui 5 dias 6.088 m
Los Três guerreiros
 A partir dai parecia que faltava pouco, mais com a altitude maior o cansaço também aumentavam e a respiração também dificultava, isso sem contar o frio que beirava os 0 º.

Mais meia hora de caminhada e chegamos próximo de nosso objetivo que era o cume do Chalcataya. Estávamos na estação de esqui a 5.300 m de altitude. A felicidade se misturava com o cansaço e o frio.


Chegamos sentamos e descansamos um pouco, comemos um chocolate para repor um pouco da energia gasta e tomamos uma agua, claro aproveitamos para bater mais umas fotos pois o visual era incrivelmente lindo, ainda mais para quem nunca tinha visto tudo tão branquinho de neve.




Mas nosso dia ainda não estava completo se não chegássemos até o cume do Chacataya que está a 5.421 m, o que nos separava do nosso objetivo era apenas 121 m, até parece perto mas nessa altitude é muito.
Ali naquela antena era o nosso objetivo
Refizemos as energias e partimos para o trecho final, nessa hora o vento aumentou muito e a sensação térmica fez com que a temperatura beirasse aos -3ºC então cada passo mais cansaço e mais vento e mais frio.
Depois de mais meia hora enfim o cume !!! O frio estava intenso e o cansaço bem grande batemos as fotos de cume e descemos pois apesar de bem agasalhados o vento esta muiiiiiiito frio. Mas antes da descida o Ricardo que estava se sentindo meio enjoado chamou o Hugo e botou o café pra fora.



A descida é mais fácil mas não menos cansativo, descemos ate a estação onde pagamos uma taxa de 15bls que é de entrada no parque.
Para a volta nosso guia falou que cortaríamos caminho pelo meio do vale onde a descida seria mais íngreme mais também mais rápida. O legal desse atalho é que andamos vários trechos no meio da neve que é bem legal.


Após 50 minutos estávamos na Van, no rosto dos três uma expressão de total exaustão, nem foto batemos, entramos na Van e começamos a descida. Cada balançada da Van minha cabeça doía e meu estômago embrulhava, o único barulho era do motor da Van e das respirações pesadas dos três tentando se recuperar do esforço excessivo.
Após uns 30 minutos meu estômago não resistiu e tive que pedir para o motorista parar urgente e descer correndo e botar o café da manhã pra fora, como bons companheiros de viagem não deixaram de registrar esse momento.

Ainda teríamos o vale da lua pela frente o que tomaria mais 1:50 de viagem para ir e mais o mesmo tempo de volta então abrimos mão desse passeio e voltamos para o Hotel onde subimos para o quarto.Cada um caiu na cama de bota e tudo e ficamos uns 10 minutos até que recuperamos as forças tiramos as botas e deitamos com roupa e tudo. A cabeça doía o pulmão também. Depois de uma meia hora e com as energias um pouco recuperadas levantamos e fomos tomar um banho que acabou por recuperar as energias e também um remédio para dor de cabeça.
Eu e o Benjamin resolvemos sair para trocar dólar pois os bolivianos estavam acabando e também fui comprar uma toca mais grossa para proteger as orelhas pois a que eu trouxe era muito fina.
Achamos uma casa de cambio perto do hotel com uma cotação boa 6,90 por dólar. Paguei 105 blv em uma toca grossa e voltamos para o hotel.
Saímos umas 19:00 para jantar já que não tínhamos almoçado e fomos em uma pizzaria ao lado do hotel onde comemos uma pizza família com uma coca 2 litros e um suco por 100 blv.










Nenhum comentário:

Postar um comentário