5º dia
Enfim havia chego o dia tão esperado, o dia de ir para as montanhas tão sonhadas e esperadas.
Acordamos as 7:30 pois tínhamos que estar as 8:30 na agencia para os últimos ajustes e para separarmos e provarmos os matérias e roupas que precisaríamos levar.
O café para variar um pouco o mesmo de sempre. Já havíamos deixado as mochilas prontas e tudo separado, uma mochila para levar para a montanha e o resto ficaria na agencia guardado para não ficarmos pagando diária no hotel.( bem pobre mesmo)
Saímos e fizemos o check out o valor de 4 dirias com café banheiro privativo e internet ficou em 960 blv em real R$ 330,00 isso seria dividido por três.
Chegamos na agencia antes das 08:30 pois a agencia fica a alguns metro do hotel, ficamos esperando e enquanto esperávamos chegou o Paulo um brasileiro que havíamos encontrado na agencia uns dias atrás e ficamos conversando ate as 9:00 quando os guias chegaram e fomos separar os materiais. O Paulo iria tentar o Sajama uma montanha de uns 6300 mts e a gente iria para o Vale do Condoriri que fica a 4600 mts e tentar o Pequeno Alpamayo que tem 5300 mts.
Separamos o material ajuntamos as mochilas e carregamos o material na Van, isso já eram umas 10:00
Saímos e ainda fizemos algumas paradas para os guias comprarem algumas coisas que faltavam e também paramos em "El Alto" para comprarmos um óculos de sol para o Ricardo e alguns chocolates e balas para repor as energias.
Após uma hora de viagem paramos na casa de um dos guias para pegar sua mochila e a vara de pescar para pegar umas trutas no lago que fica ao lado do abrigo e também tivemos a primeira visão das montanhas do vale do Condoriri.
Voltamos a estrada e entramos em um vale imenso que parecia não ter fim e em uma estrada de chão bem esburacada e bem estreita onde havia varias casas bem simples todas quase de barro com telhado de um tipo de palha e muros de pedras empilhas ou comum tipo de barro como essa.
Após umas 2:30 da saída de La paz chegamos ao fim da estrada onde pegaríamos as mulas que levariam nosso material para o abrigo que fica cerca de 1:30 de caminhada morro acima. Também os guias nos serviram nosso almoço uma bandeja de plástico que tinha arroz, frango assado e uma batata. Eles tinhas comprado a comida pronta em algum lugar da estrada.
Comemos em pé mesmo e esperamos as mulas para carregar nosso material para levar para cima. Logo veio um Sr. trazendo umas 3 mulas e começou a preparas todo o material para levar para cima.
O que me chamou a atenção é a pobreza e a simplicidade da vida dessas pessoas, o casal que morra ali e que aluga as mulas para transportar o material dos turistas tinham 2 filhos que tive que fotografar pois foi uma cena que mexe com quem tem filhos e vê essa situação. Demos para eles chocolates que guardaram no bolso imediatamente com um brilho no olhar que ficou marcado em minha mente.
Comemos e deixamos as coisas para que fossem carregadas nas mulas e partimos em uma caminhada que segundo os guias levaria cerca de 1:30 teríamos que caminhar em um ritmo lento pois já estávamos a mais de 4400 o que torna qualquer atividade dificultosa. Começamos a caminhada e no primeiro top sentimos ainda mais os efeitos da altitude. Caminhamos em um ritmo relativamente bom e com cerca de 1:10 chegávamos na casa do guarda parque.
Nossos guias conversaram com o Guarda Parque que nos ofereceu ficar em um pequeno quarto na casa dele por 10 blv por pessoa por dia. Não pensamos duas vezes e ficamos nesse quartinho que tinha no chão uns tapumes de um tipo de palha onde poderíamos dormir mais confortáveis, Também dividimos o quarto com um casal de franceses do qual falarei depois.
Nos acomodamos e o Ricardo que estava sentindo muita dor de cabeça por causa da altitude tomou um remédio e ficou deitado. Eu o benjamim fomos dar uma caminhada e conhecer o local e curtir o visual deslumbrante do vale do Condoriri.
Caminhamos cerca de 1 hora e ao voltarmos para o abrigo começou a cair um pouco de neve que mais parecia um granizo bem pequenininho. ficamos faceiros de ver neve caindo pela primeira vez, mal sabíamos o que ainda estava por vir.
Ao retornarmos ao refugio fui conhecer nosso banheiro um com porta e o outro com a visão do vale. Pensem que lá a temperatura durante a noite ficava em torno dos -3º graus, ter que ir ao banheiro era outro desafio
Chegou a hora de comer e nossos guias e cozinheiros muito bons nos dois aspectos nos serviram uma tigela de uma sopa maravilhosa com macarrão e legumes, bem quentinha já que nessa hora a temperatura já estava na casa dos 0º
Cada um de nos comeu seu prato de sopa e já estava satisfeito mas o casal de franceses meu Deus, comeram o prato de sopa e também um prato de macarrão que os guias fizeram, nunca vi igual.
Após a janta deitamos já era umas 19:00 e já estava escuro ai começou a pior noite da minha vida.(não só da minha mais acho que dos três.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário