Fomos dormir umas 10:00 e as 03:30 perdi o sono, o Ricardo e o Benjamin dormiam que nem pedra, peguei o notebook e fui assistir um filme deitado, se beber não case 2, pelo menos deu para passar o tempo.
Colocamos os despertadores para as 07:00 pois teríamos que estar em frente a agencia onde fechamos o passeio de Bike as 07:50. Eu acabei ficando acordado, as 07:00 quando o despertador tocou levantamos e começamos a arrumar as coisas pra levar no passeio, separamos bermuda, camiseta, chinelo, tênis e medicamentos.
Tudo pronto e ninguém quis descer tomar café da manha pois não aguentamos mais o café do hotel.
Partimos em direção da agencia na expectativa desse tão famoso passeio de Bike pela estrada da morte.
As 08:00 para uma Van com somente 5 bicicletas em cima, ficamos muito animados pois iríamos em um grupo pequeno, só não imaginamos que seriam o guia e nós três, praticamente passeio particular.
Saímos em direção a "La Cumbre" a 4700mt onde começa a descida. Após uma hora estávamos parando a Van descendo as bikes e começando a nos equipar. O visual estava alucinante, dia com céu limpo ao fundo montanhas com neve.
Os equipamentos que vieram inclusos eram, Jaqueta, calça, luva, joelheira, cotoveleira, capacete com biqueira, colete de identificação e claro a bike.
A bike era toda preparada para a estrada de chão, pneu balão suspensão hidráulica de bom curso e freios a disco mecânicos. Nos preparamos e recebemos as instruções do guia sobre como seria a descida e os sinais usados na comunicação.
O primeiro trecho da descida seria pela estrada de asfalto onde passam carros e deveríamos ficar atentos. O guia iria sempre na frente e um veiculo de apoio atrás. O guia iria tirar as fotos e fazer uns vídeos também. A descida começa a 4700 em "La Cumbre" e ao longo de 63 km chegariamos a Yolosa 1200mts num desnível de 3500 mts em 63 km uma loucura.
Apesar dos pneus balão as bikes embalam pra caramba no asfalto, o visual era maravilhoso, de tirar o fôlego, estava frio no começo da descida mas bora para baixo. A medida que a gente descia a temperatura ia aumentando.
Após uns 10 km paramos em um posto da policia e esperamos a Van e aproveitamos para tirar umas fotos também
.
Continuamos o trecho de asfalto bem rápido parando em alguns lugares para fotos. O visual era lindo um vale profundo com montanhas dos dois lados, muito belo mesmo.
Após uns 20 km paramos e colocamos as Bikes na Van pois viria um trecho de subidas, então carregamos as bikes e partimos para tão esperada estrada da morte onde a aventura realmente começa.
Depois de uns 10 minutos saímos do asfalto e entramos em uma estrada de chão onde começa a estrada da morte. O visual e assustador, um vale profundo e uma estradinha cortando os paredões numa inclinação incrível.
Começamos a descida em uma estrada não muito larga e de um lado uma parede de rocha e do outro lado.... melhor nem pensar em cair.
A descida é fantástica e o visual também, só não da pra descuidar em nenhum momento pois qualquer descuido pode significar chão. Fizemos uma parada pra foto quando o guia pergunta se alguém caiu, eu e o Ricardo dissemos que não mas quando olhamos pro Benjamin e ele levanta a mão, o cara da Van que vinha atrás viu ele dando uma quedinha de leve e entregou pra galera ai começou a risada. Como esse trecho e de terra e tem muita pedra solta, tem que sempre ficar esperto.
Continuamos descendo e cada vez mais quente, quando estávamos quase chegando no"pedagio" que fica da metade pro final o Ricardo foi falar com o Benjamim e esse quando olhou pro lado se desequilibrou cruzou a estrada e foi parar no mato da beira da estrada continuou na bike e voltou pra estrada sem cair, a gente se partiu de dar risada.
Chegando nesse "pedagio" onde se paga uma taxa de 25 blv por pessoa
paramos e fomos fazer um lanche, um maravilhoso pão com ovo e tomate, uma coca gelada, banana e chocolate.
A partir desse trecho a estrada se torna mais larga mais lisa e menos ingreme, mas em comparação a gente deixa a bike andar mais e a velocidade e bem alta. Nesse ponto já havíamos tirado todas as roupas de frio e estávamos só de camiseta. O tempo quente a floresta tropical e a abundância de oxigênio nos trouxe lembranças de nossa casa e uma saudade imensa.
Cruzamos dois rios de bike e sempre torcendo pra alguém cair mais isso não aconteceu.
Enfim chegamos o final da descida, esse é o passeio indispensável pra qualquer aventureiro. Tiramos as proteções e carregamos as bikes na Van e fomos para o lugar onde teríamos, piscina, banho e buffet.
Como já imaginávamos o lugar não era exatamente "uma brastemp". A piscina suja e agua totalmente turva, o banho agua gelada tipo rio de serra, congelante e o buffet dava pro gasto. Salada de tomate, pepino, cebola e repolho, um arroz, frango assado e uma carne de panela.
Tomamos banho e esperamos a almoço, la pelas 13:00 almoçamos e as 14:00 começamos a subida pelo mesmo lugar que descemos, ai sim deu pra ter ideia da pirambeira que nos descemos.
Demoramos cerca de umas 3 horas para retornarmos ao hotel. Recebemos um cd de fotos e uma camiseta por ter completado a estrada da morte.
Chegamos no hotel e saímos comprar algumas besteiras para comer durante o jogo do Brasil.
Subimos para uma sala de tv e começamos a assistir o jogo, depois de uns minutos chega um casal de brasileiros e ficam assistindo o jogo conosco, o cara da recepção do hotel estava torcendo para a Espanha e quando o Davi Luiz tirou a bola em cima da linha ele estava gritando gol! Ai o Brasil fez o segundo e o terceiro, na mesma hora ele mudou de canal o pois musica a gente reunido dava risada da situação. O Brasil massacra a Espanha e a gente comemorava em um hotel em La Paz, brasileiro é brasileiro, sempre apaixonado pelo futebol.
Obs. Assistimos o o jogo narrado em espanhol e foi melhor que a narração do Galvão Bueno, hahaha















Nenhum comentário:
Postar um comentário